O que é SEO: A arte por traz de subir no pódio do Google.

O que é SEO: A arte por traz de subir no pódio do Google.

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                                                                A arte por traz de subir no pódio do Google.

Se você já pensou em usa as estratégias de Marketing Digital para alavancar seu negócio, você provavelmente já ouviu falar sobre otimização de mecanismos de busca. Abreviado como SEO, é um assunto abrangente e muitas vezes misterioso.

E nesse artigo espero conseguir te dar uma clareza sobre as práticas de otimizações para os motores de buscas.

Antes que você possa mergulhar em uma estratégia de SEO específica, vamos começar no início, é útil ter uma visão panorâmica de como os motores de busca classificam as páginas de um site ou blog.

Bem como por que todas as empresas grandes e pequenas devem prestar atenção para ter SEO em mente como parte de seu mix de marketing.

Search engine optimization (SEO) é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site através de resultados de pesquisas orgânicas.

Para entender o que realmente é SEO, vamos quebrar essa frase e olhar as partes:

  • Qualidade de tráfego: Você pode atrair todos os visitantes do mundo, mas se eles acessarem seu site porque o Google diz que você é um recurso para os computadores da Apple, quando na verdade você é um fazendeiro que vende maçãs, isso não é um tráfego de qualidade. Em vez disso, seria melhor você atrair visitantes genuinamente interessados ​​em produtos que você oferece.
  • Quantidade de tráfego. Depois que você tiver as pessoas certas clicando nessas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs), mais tráfego será melhor.

Toda os esforços de SEO se resume em conseguir trazer tráfego orgânico para seu site/blog.

Trafego orgânico é a toda a forma de conseguir trafego, através das SERPs dos motores de buscas, sem pagar por isso.

Pesquisas mostram que os sites na primeira página do Google recebem quase 95% dos cliques , e estudos mostram que os resultados que aparecem mais acima na página recebem um aumento na taxa de cliques (CTR) e mais tráfego.

Infográfico sobre SEO

Como funciona o SEO

Os mecanismos de buscas são todos os sites que você chega nele e faz uma pergunta, tal como o Google, Yahoo!, Bing ou qualquer outro que você esteja usando magicamente responde com uma longa lista de links(SERPs) para sites e blogs que poderiam potencialmente responder a sua pergunta.

Provavelmente você já chegou para o Google com uma duvida e fez uma pergunta lá.

E o Google responde com vários links que provavelmente podem tirar suas duvidas.

Pesquisas no Google

Mas você já parou para considerar o que está por trás dessas listas mágicas de links?

Veja como funciona:

O Google (ou qualquer mecanismo de pesquisa que você esteja usando) tem um robô que coleta informações sobre todo o conteúdo que podem encontrar na Internet. Os Robôs levam 1s para buscar e voltar ao mecanismo de pesquisa para criar um índice.

Esse índice é então alimentado por meio de um algoritmo que tenta mostra os melhores conteúdos para você.

Quando você consegue ranquear seu site para as primeiras SERPs, você recebera a maior parte do trafego orgânico.

O SEO, portanto, envolve garantir que um site seja acessível, tecnicamente sólido, use palavras que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa e fornece uma excelente experiência ao usuário, com conteúdo especializado útil e de alta qualidade que ajuda a responder à consulta do usuário.

Fatores de SEO On-page

Os fatores de SEO On Page são todas as coisas que você pode influenciar no seu site. Todos os tipos de aspectos técnicos do seu site são importantes para as chances de seu site para classificar nos motores de busca. O WordPress, na verdade, é uma plataforma bastante amigável para SEO.

  • Pesquisa de palavras-chave – Analisando os tipos de palavras e frequência usadas por clientes em potencial para entregar realmente o que eles estão procurando.
  • Auditoria Técnica – Garantir que o site possa ser rastreado e indexado, tenha uma segmentação geográfica correta e esteja livre de erros ou barreiras de experiência do usuário.
  • Otimização On-Page – Melhorando a estrutura do site, a navegação interna, o alinhamento na página e a relevância do conteúdo para ajudar os mecanismos entenderem melhor seus site.
  • Experiência do usuário – Garantir que o conteúdo mostre competência, autoridade, confiança. É simples de usar, rápido e, em última análise, fornece a melhor experiência possível aos usuários contra a concorrência.

Fatores de SEO Off-page

SEO Off-Page refere-se a atividades realizadas fora de um site para melhorar a visibilidade orgânica. Isto é muitas vezes referido como “Link building”, que visa aumentar o número de Backlinks respeitáveis ​, para os motores de busca usá-los como uma pontuação como um voto de confiança.

Links de sites e páginas com mais confiança, popularidade e relevância vão passar mais valor para outro site, do que um site desconhecido, pobre, que não é confiável para os mecanismos de busca. Portanto, a qualidade de um link é o sinal mais importante.

Conclusão

Vejo que muitas pessoas que estão iniciando no SEO, ou estão começando seu negocio na internet se apavoram com SEO, por ser algo mais técnico, sabendo disso nesse artigo eu tentei explicar de forma bem clara o que é SEO.

Você gostou de conhecer mais sobre o que é SEO? Espero que sim.

Sem duvidas, o SEO é uma estratégia bastante importante para alavancar seu negocio.

Espero que, agora, você esteja preparado para pôr em prática a sua estratégia de SEO e conquistar muito sucesso com ela. Antes, porém, receba meu Ebook grátis sobre SEO – Um Guia Inicial para você alcançar o topo do Google.

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